quarta-feira, 26 de maio de 2010

E a modinha do sustentável? É sustentável?



Aquecimento global, desastres naturais, pinguinzinhos morrendo, comer folhas orgânicas, evitar gordura trans e tudo que tem açúcar e sódio. Modelling. Esse mix conduziou à criação de uma vertente popularizada de mercado sustentado na modinha do ecologicamente correto, do sutentável. Vale o questionamento: O que é sustentabilidade, afinal?


O ícone mais visível dessa manifestação do "natural-ecologiacamente-correto" são as ecobags. Nos EUA e na Europa, elas aparecem nas ruas vendidas por de centavos. São de super bom gosto, grandes, clean. Curioso que aqui no Brasil elas são vendidas por "bagatelas" de 20, 30 reais. Qual o motivo de ser tão cara se o propósito, afinal, é reduzir a utilização de sacolas de plástico? Curioso também que, quando utilizadas, elas não estão carregando compras.


Are you really green?


De olho nesse mercado e na vontade das grandes empresas - principalmente as grandes poluidoras - em mostrar uma imagem eco, quem morre de rir são as empresas que produzem brindes promocionais, que aparecem aos montes.


É sustentável ou não? Fica o questionamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário